Hoje, o porto de Sesimbra ainda é importante e interessante para visitar, mas a cidade também se tornou um popular resort à beira-mar com bons restaurantes onde pode saborear peixe-espada, que é a especialidade da cidade.

Ao chegar, pode ver o castelo na colina, a uma altitude de 240 m. Foi conquistada aos mouros em 1165 por Afonso I. Do alto das suas muralhas tem-se uma bela vista da cidade e do oceano. Dentro das muralhas encontra-se a igreja de Santa Maria. Fundada no século XII, contém uma famosa escultura em alabastro representando "Nossa Senhora Mãe dos Homens". Sesimbra foi povoada pelos Francos após a conquista, a partir de 1166, tendo sido depois entregue aos Cavaleiros da Ordem de Santiago em 1260. A cidade está virada para uma baía muito abrigada e foi sempre uma importante vila piscatória.

Ao chegarmos à entrada de Sesimbra veremos a placa para o Cabo Espichel, que é o fim da serra da Arrábida. Existem belas vistas para lá chegar.

O concelho de Sesimbra grupo 3 freguesias (em português: freguesias): Castelo, Santiago e Quinta do Conde e várias aldeias: Santana, Cotovia, Maçã, Almoinha, Sampaio, Aldeia do Meco e Azoia

As Praias (em português: praias) de Sesimbra: praia do Meco (ela própria subdividida em três praias: praia das Bicas, praia do Moinho de Baixo e praia da Foz), praia da lagoa de Albufeira, praia da Califórnia e praia do Ouro. Outras praias entre as mais bonitas de Portugal são acessíveis no sopé do Maciço da Arrábida, perto do Portinho de Arrábida (distrito de Setúbal)